Deseja participar desta grande Rede?

Então envie seu sonho para contato@jessicaguedes.com com uma foto sua, Cidade e estado! Para aparecer nesta página, seu sonho deverá conter até quatro linhas.

Caso prefira participar do Blog com um post, envie-nos seu sonho (texto acima de dez linhas) informando como e quando foi realizado. Se tiver fotos, vídeos... melhor ainda! Nos envie também.

Nós analisaremos e retornaremos o contato. Você poderá participar enviando o sonho que quiser. Desde a realização de comprar uma casa própria, à viagem dos seus sonhos.



__________________________

Entrevista com a Cátia Ana (O Diário de Virgínia)...

Hoje apresento-lhes uma pessoa muito especial com um trabalho belíssimo e inspirador. A Cátia Ana, autora da página "O Diário de Virginia" é uma ilustradora cheia de sensibilidade e talento! Eu já conhecia o trabalho dela e sou fã a um bom tempo, porém só tive o prazer de conhecê-la pessoalmente neste ultimo final de semana (16 e 17/11), graças a Feira Internacional de Quadrinhos (FIQ) em BH.
Dona de um traço único ela é uma fofa com um jeitinho bem tímido. Se você ainda não conhece o Diário clique aqui e bom divertimento! Cada capítulo é uma experiencia única! :)

Mas vamos deixar de conversa e conferir a entrevista!


1) Olá Cátia! Muito obrigada por aceitar o convite. Seu trabalho é encantador e é um grande prazer tê-la aqui nos “Seguidores de Sonhos”! Poderia nos contar um pouco sobre você e como surgiu a ideia de criar “O Diário de Virginia”? Por quê Diário de “Virgínia” e não de “Cátia Ana”?
R: É um prazer contribuir, Jéssica. Na verdade a ideia inicial era ser uma autobiografia mesmo, mas aí me senti incomodada e um pouco apreensiva de uma exposição tão direta. Então acabei criando a Virgínia para conseguir exteriorizar os dilemas internos que eu tinha e queria exorcizá-los, utilizando a única arma que tinha (literalmente) nas mãos: o desenho.

2) Seria correto dizer que seu trabalho é autobiográfico e seus personagens são uma personificação de você e suas emoções? R: É em grande parte autobiográfico e as personificações principais: medo, criatividade e coragem creio que são sentimentos que todos nós enfrentamos e lidamos todos os dias. Personificar essas dificuldades e fazer com que elas falem diretamente com a Virgínia me ajudou muito a expor as principais angústias dela (e de quebra, as minhas próprias). Todos temos uma voz interna que nos critica ou que nos incentiva, exteriorizar isso acaba revelando inclusive como nós nos vemos e como podemos mudar ou simplesmente nos aceitar da forma que somos.

3) Conte-nos um pouco da sua história. Você sempre trabalhou com arte?
R: Vou começar com a frase clássica: “sempre desenhei, desde pequena”. Foi somente no Ensino Médio que, através de uma professora, percebi que havia profissões onde eu podia aplicar esse talento. O curso que mais me atraiu foi Design Gráfico, no qual sou formada hoje. Atualmente trabalho como Programadora Visual na mesma faculdade onde me formei, aqui em Goiás.

4) O Diário existe desde 2010. O que você acredita que ele lhe trouxe de melhor?
R: Ele me transformou numa desenhista melhor, me trouxe bons contatos e está me levando a lugares que não sei se iria se não tivesse me dedicado a ele. Sei que ainda estou em processo de evolução, mas já me sinto mais segura e confiante em relação ao meu próprio trabalho e minha capacidade de melhorar cada vez mais.

5) Por quê você escolheu lançar suas HQs pela internet?
A cada capítulo contamos com uma experiência de navegação inédita. Você consegue “casar” perfeitamente o contexto e exploração, direcionando o olhar do espectador para onde deseja. Seria por causa desta possibilidade de interação, a escolha?
R: Eu realmente não teria outro lugar para publicar minhas histórias. Durante a faculdade eu e uma amiga, a Heluiza, desenvolvemos nosso TCC pensando em quadrinhos feitos exclusivamente para a internet. Quando comecei o Diário até pensava em fazer um meio-termo entre uma webcomic e um quadrinho que pudesse ser impresso depois. Mas já no segundo capítulo a própria história pediu uma leitura diferente e resolvi investir nisso e pensar de que outras formas eu poderia contar minhas histórias e como eu poderia aliar esses novos recursos às sensações que eu desejava transmitir.

6) Quais são suas principais influências artísticas?
R: Eu comecei a ler quadrinhos mais assiduamente só depois de entrar na faculdade. Um autor que me influenciou muito a escrever o Diário foi o Craig Thompson. A primeira história que li dele, Retalhos, despertou em mim a vontade de também desenhar e principalmente de colocar em cada traço, cada detalhe algum significado. Outro quadrinho que sempre me inspira é Little Nemo in Slumberland, do Windsor Mackay. Acho incrível o mundo que ele construiu e a arte é simplesmente fantástica.

7) O que você conquistou graças ao Blog? Hoje se considera uma profissional de sucesso?
R: O blog é só o começo. Ainda me sinto uma iniciante, mas com mais confiança e com a vontade de continuar me aprimorando sempre.

8) Quais as dicas que você gostaria de passar para aqueles que desejam trabalhar com Webcomics, assim como você? R: Publique! Hoje a criação e edição de blogs é relativamente fácil. As redes sociais auxiliam a divulgação. Publicar acaba sendo um bom incentivo a produzir e quanto mais se produz, melhor seu trabalho vai ficando.

9) Qual é o seu maior sonho? Existe algum que você ainda deseja realizar?




R: Meu objetivo mais imediato hoje é conseguir colocar o Diário no papel. Mesmo sendo uma amante das possibilidades narrativas da internet eu gostaria de ver meu trabalho impresso.

Muito obrigada, Cátia! ;)

Olha que lindo o autógrafo e ilustração exclusiva que ganhei dela:


Conheça mais sobre o Diário acessando os Links abaixo:
O Diário de Virginia (site)
O Diário de Virginia (Blog)
Facebook
Twitter Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário